BT News - A visão da SIM (Dias 36 a 40)


A Visão da SIM - dias 36 a 40, por Francisco Henriques, GM dos San Antonio Spurs

Newsletter por Pedro Pardal, GM dos Houston Rockets

Destaques:


Hornets a carburar nesta SIM com uns enormes 124 pontos de média marcados, com mais 5 que o segundo (Bucks), e tendo uma excelente vitória fora de casa contra os sempre perigosos Sixers, com destaque para o jogo espetacular de Trae Young (44p/12a/7 3p).

 

Primeiros sinais não muito positivos para Washington após a troca, sendo a segunda equipa com menos pontos marcados, apenas com os Rockets em modo MPT à frente.

 

Após os Orlando Magic começarem muito bem (até fiz esse destaque da última vez que comentei a SIM), estão a dar sinais de não aguentarem a pedalada inicial e já vão em 6 derrotas consecutivas e tendo tido a pior defesa nesta SIM. Será um candidato ao MPT ou o GM Pedro Filipe conseguirá dar a volta por cima a esta pequena má serie por parte dos Magic?

 

Seguindo na mesma conferência, os Boston Celtics, após a saída de Filipe Ferreira, estão a recompor-se e, de cara lavada, estão a começar a entrar nos eixos, somando 3 vitórias consecutivas nesta SIM. Com Paul George (jogador da Semana) e com o excelente Zach LaVine a seu lado a assumirem quando a equipa precisa mais deles, foram nesta SIM a terceira equipa com mais pontos marcados. Veremos se a equipa histórica liderada pelo GM Benedito Ferreira consegue aguentar a forma que demonstrou. 

 

Os Bucks, liderados por Bruno Santiago, continuam em grande, estando na liderança da conferência Este (que demonstra ser uma conferência muito forte e competitiva) e somaram um 2-0 no qual demonstraram toda a sua força. As tropas em campo lideradas por Jimmy Buckets e Bradley Beal a assumir ofensivamente (apesar de Jimmy ter feito 26p/7a/3stl e uma split de lançamento incrível de 61%FG e 88%FT!). Estes Bucks estão a demonstrar que têm armas para batalhar com qualquer equipa.

 

O último destaque na conferência Este vai para os Pacers! O GM Tiago Moreira demonstra que esta equipa está pronta para encarar qualquer uma cara a cara, após um excelente 4-1, com vitórias fora de casa sobre os também fortes Hawks e Heat. O backcourt liderado por Donovan Mitchell e o agora campeão na vida real Jamal Murray demonstram que estão prontos para lutar por lugares de respeito, e o quarto lugar na conferência demonstra isso mesmo. Olho bem aberto nestes Pacers!

 

Mudando de conferência, os Pelicans demonstram-se muito fortes após terem obtido Ant Man e JJJ. Os Pelicans obtiveram a melhor DIF de Pontos nesta SIM (uns estrondosos 30p!). A sample size não é a maior, apenas 2 jogos, mas vai ser muito interessante acompanhar o que estas duas estrelas têm para dar aos adeptos de New Orleans.

 

Os Timberwolves, após terem juntado o que pode ser denominado um Big 3 e serem apontados como candidatos ao título, aparecem a impor respeito com uns imponentes 4-0 com 3 jogos fora de casa e ainda uma vitória em casa por 49 pontos (!) aos Rockets. Anthony Davis demonstra mais uma vez ser uma força a ser temida, somando mais um jogador da semana. Destaque também para James Harden, com média de 21p/8a nuns estonteantes 50%fg/53%3p/92%ft. Será que há alguém que pare estes Wolves, ou será que vão manter o estatuto de claros candidatos ao título?

 

Melhor que os Wolves, na conferência Oeste, só mesmo os Warriors liderados pelo GM Ricardo Rodrigues! Mais uma SIM assombrosa da equipa de San Francisco (3-0), que foi liderada por Damian Lillard, com médias de 30p/13a e split de lançamento de 54%fg/52%3/86%ft. Deixo a questão no ar: como caiu tanto este craque no draft dos PG?

 

Não tão bem estão os Thunder, que fizeram 1-3. Após ter ido buscar Terry Rozier e Saddiq Bey, a verdade é que os Thunder têm estado menos competitivos. Após um excelente início de 5-2 com Luka Doncic a somar o prémio de jogador do mês, a verdade é que as tropas lideradas pelo GM Renato Mendes têm estado muito inconstantes, e mesmo com Luka a aparecer em modo dominador, a verdade é que os Thunder foram a segunda pior defesa nesta SIM (apenas com os Magic à frente). Será que a perda do bom defensor que é Jalen Williams está no meio disto?

 

Em possível modo MPT estão Grizzlies e Rockets, que somaram SIM de 1-3 e 1-2, respetivamente. Os Grizzlies foram o terceiro pior ataque desta SIM e os Rockets o pior ataque. Moves parecem ser necessárias para os lados de Memphis para a equipa atinar, ou as coisas podem piorar. Para os lados de Houston, após as trocas, parece que está assumido o tank. Vamos ver como correm as coisas.

 

Por fim, destacar o quão forte neste momento está a conferência Este em geral, com 8 equipas com 50% ou mais de vitórias e com 4 equipas acima de 63% win rate (sendo que no Oeste apenas 2 têm esse registo). Por outro lado, têm 2 das 3 equipas com pior % de vitória, incluindo os surpreendentes Cavs do Greek Freak.

12 Comentários

  1. Dois destaques muito interessantes. Benedito chega, arregaça as mangas e começa a trabalhar, e bem! Vamos ver onde chegam estes Boston.

    Os Suns têm nestes dois miúdos muito do futuro e do presente desta liga. Se se mantiverem saudáveis ainda podem elevar os Suns para um lugar de POs.

    ResponderExcluir
  2. Ganhamos 1 jogo, o que para mim até foi surpresa, já que foi na casa dos Kings. Contra Wolves e Sixers formos, naturalmente, atropelados. Neste momento o que nos interessa é continuar a testar uma ou outra tática, diretamente relacionada com os jogadores que vão transitar para a próxima época, para percebermos qual poderá ser o seu melhor rendimento.

    Na liga em geral, grandes desempenhos de Celtics, Warriors, Wolves, Bucks e Suns. Minnesota está mesmo lançado para dentro em breve ser lider destacado no Oeste, mas os Warriors prometem dar muita luta, a julgar pelos bons desempenhos que continuam a ter.

    ResponderExcluir
  3. Os Wolves fazendo o que se era esperado. Do outro lado os Celtics mostrando uma força de recuperação que não se esperava. Os Magic em queda livre, o que não é por inteiro algo que não se imaginava. Suns uma boa surpresa, até certo ponto.

    ResponderExcluir
  4. Foi uma simulação Boa , 3-0 e liderança, a elenco está unido cada vez mais e conseguimos uma peça que nos faltava, a Dupla BB está jogando muito bem juntos e Cade entra as vezes e quer ser o lider.

    Thunder é um super destaque negativo que está no fundo do poço e o Celitcs bem mencionado na Newsletter é um destaque excepcional

    ResponderExcluir
  5. A equipa continua com apagões incompreensíveis, onde um jogador como o Middleton navega na banalidade.
    A segunda parte do jogo com os Denver é ridícula. O último período contra os Timberwolves foi igual. Contra os Warriors, mais do mesmo.
    Estamos numa fase muito negativa e, como não há nada a perder, vamos testar umas coisas novas... Procurando que o Doncic comece a apresentar a consistência que os jogadores do seu nível (e até abaixo) têm apresentado.
    Isto tudo enquanto continua a ser alvo de algumas negociações.
    Quanto aos destaques pela positiva da SIM, claramente os Timberwolves, Celtics e Pacers a registarem uma simulação de grande nível.

    ResponderExcluir
  6. Belos comentários ... só no Pelicans foram 40 pontos de diferença, absurdos 40 pontos. E um reserva como cestinha da partida ;)
    A próxima sim também não será parâmetro para o Pelicans, visto que temos 2 machucados :(

    ResponderExcluir
  7. Boa SIM para os lados do Arizona, fazendo 3-1 destaques para a dupla Garland e Vassell, ainda nos falta perceber qual a melhor forma de manter os nossos interiores constantes, uma vez que sao capazes de fazer um jogo com 20pts e mais de 10reb como a seguir apenas marcar 2 pontos, e Kevim Porter Jr tambem a subir um pouco o seu nivel
    Destaque que o doncic mais uma vez destruiu a nossa equipa

    ResponderExcluir
  8. Antes de mais, quero enaltecer a excelente crónica do Chico. Abordou quase metade das equipas, sem ser demasiado exaustivo, proporcionando-nos uma leitura fácil e muito abrangente. Como ele próprio reconheceu, só faltou a menção aos Suns, que justificavam esse destaque.

    Em Portland, 4 jogos em casa, 2-2, acaba por ser o mínimo exigível.
    Derrota em casa a apadrinhar a estreia da nova superequipa dos Timberwolves. A 1:07 do fim, vencíamos por 100-98, mas terminámos com parcial de 0-7. Fizemos 29 faltas, com exclusões de Porzingis (a 5 min do fim) e Vanderbilt, na falta que deu os FT do 100-100. Covington também chegou às 5 faltas. Foram 48 FT dos Timberwolves e terminámos com Ibaka e Hartenstein a defender Randle e AD e mesmo assim discutimos o jogo até ao fim. Até pelo que os Timberwolves fizeram no resto da sim, mostra que os Blazers estão no caminho certo.
    Ou então não, uma vez que perdemos em casa por 49 pontos com os Knicks. Não faço ideia do que se passou, exibição horrenda.
    De resto, 2 vitórias tranquilas e esperadas sobre Wizards e Heat.

    Pela liga, simulação interessante, com várias equipas a dar sinal de melhorias (Celtics à cabeça) e outras com quebras algo incompreensíveis, como os Thunder. Em relação a estes e apesar de ser sugerido no texto que possam estar a sentir falta da defesa de Jalen Williams, devo dizer que o seu substituto pós-troca (Rozier), não sendo de excelência, é melhor defensor do que o rookie que trouxe para Portland.

    ResponderExcluir
  9. Comentário Sebastião Santos, GM Sacramento Kings:

    "2-2, confesso que esperava um pouco mais. Para piorar, nova lesão do Kuzma. O jogo em casa contra os Rockets foi vergonhoso, mesmo com a lesão cedo do Kuzma (que depois voltou a jogar). Ja decidiu não jogar e sem as duas figuras fica difícil.
    Derrota em Boston é mais fácil de aceitar e fechamos com uma vitória em NY. Penso que podiamos e devíamos ter ganho aos Rockets em casa e teria sido uma boa sim.
    Vou já enviar nova DC , tendo em conta a baixa do Kuzma, espero que a equipa reaja como da última vez."

    ResponderExcluir
  10. Grande Sim depois de uma sim com muitas derrotas.
    Fizemos 4-1 nesta sim , pena a derrota contra os Cavs.
    Seguimos o nosso trabalho na tentativa de chegarmos aos PO.

    ResponderExcluir
  11. Primeira sim com os reforços, conseguimos um positivo 2-1. Está a faltar uma simulação sem derrotas, mas o registo está a melhorar aos poucos e seria ainda melhor não fosse aquela hecatombe das primeiras simulações com um 0-3.

    ResponderExcluir
  12. Excelente análise do Francisco, muito completa, grande trabalho e conteúdo!
    Em Philly esta sim não foi muito positiva, já sabíamos que seria dificil, com 2 jogos contra potenciais candidatos do título de conferência ou da liga, fizemos 1-3 que esperávamos pudesse ter sido pelo menos 2-2.
    Algumas prestações aquém de LeBron James, o que só confirmou a necessidade de mexer com a equipa.
    Não estamos satisfeitos em Philadelphia, queremos mais, por isso sentimos necessidade de mexer na equipa, tendo fechado um troca com Toronto.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem