Jogadores:
Os atributos dos jogadores são definidos com acordo com os ratings atualizados do NBA 2K.
As suas posições (PG, SG, SF, PF ou C) principal e secundária, se aplicável, são definidas pela posição ou posições atribuídas ao jogador pelo NBA 2K.
Na offseason,
antes do draft, os atributos e as posições de todos os jogadores sofrem uma atualização no
simulador, novamente de acordo com os ratings e posições em vigor no NBA 2K nessa data e
esses serão os seus atributos e posições ao longo de toda a época seguinte. Nesse mesmo
momento ficará igualmente disponível a rookie class, a escolher no draft.
Regular
Season:
A época regular consiste nos habituais 82 jogos, distribuídos em 130 dias de simulação.
As simulações serão de 4 dias até dia 20, de 5 dias entre os dias 21 e 110 e novamente de 4 dias a partir do dia 111 até final.
Renovações:
A janela de renovações para os jogadores no último ano de contrato decorrerá entre os dias 40 e 90 da época regular. Estes jogadores possuem um Sentimento - "Quero Renovar", "Testar FA" ou "Indeciso" - que depende do atributo Moral. Durante esta janela, no final de cada uma das simulações que terminam nos dias 40, 50, 60, 70, 80 e 90, será postada no blog uma lista com os jogadores cujo Sentimento, naquele momento, seja "Quero Renovar" ou "Testar FA". Em cada destes 6 momentos de renovação, o GM terá a possibilidade de fazer uma proposta aos jogadores com Sentimento “Quero Renovar”, com indicação de:
- Salário base: min 1.862.265 para OVR 74+; 1.157.153 para OVR 73-
- Duração de contrato: max 1 yr para 35+; 2 yr para 33-34; 3 yr para 30-32; 4 yr para 27-29; 5 yr para 26-
- Atualização salarial anual: intervalo de -10% até +10%
Se o valor total do contrato proposto pelo GM for superior ao valor total do contrato gerado pelo simulador (incluindo PO) como sendo a proposta do jogador, ou se ficar no máximo até 5% abaixo, o jogador renovará o contrato, de acordo com os termos definidos na proposta do GM (incluindo PO nos casos em que o jogador assim o tenha exigido na sua proposta). O novo contrato entrará em vigor na época seguinte.
Se o valor total do contrato proposto pelo GM for inferior entre 5% a 20% ao valor total do contrato gerado pelo simulador (incluindo PO) como sendo a proposta do jogador, o jogador rejeitará a renovação de contrato naquele dia, podendo, ou não, continuar interessado em renovar no momento de renovação seguinte.
- "Essa é uma excelente proposta! Sinto-me valorizado neste franchise e por isso estou muito feliz por renovar o meu contrato!"
- "Apesar de não ser a ideal, esta proposta é interessante. Aceito renovar o meu contrato."
- "Esta proposta não vai ao encontro das minhas expetativas, vou adiar a minha decisão."
- “Não esperava uma proposta tão baixa... Sinto-me desapontado, vou ter que ponderar seriamente a minha continuidade aqui."
- “A proposta é totalmente inaceitável!!! A negociação terminou, tomei a decisão definitiva de não renovar, vou testar o mercado na FAP!"
Caso o GM opte por não enviar uma proposta de renovação a um jogador com Sentimento “Quero Renovar”, o jogador poderá, ou não, continuar interessado em renovar no momento de renovação seguinte.
O Sentimento de cada jogador pode alterar-se a cada simulação. Assim sendo, um jogador que a determinada altura da época indique que quer renovar ou que vai testar FA, pode ainda mudar de ideias (a não ser que a proposta do GM tenha ficado tão longe do pretendido pelo jogador que ele tenha tomado a decisão definitiva de não renovar).
Composição do roster:
O roster tem que ser obrigatoriamente composto por 13 a 15 jogadores.
Já a Depth Chart (DC) enviada para cada simulação tem que conter um mínimo obrigatório de 12 jogadores, dos quais não pode constar nenhum jogador lesionado.
Sempre que uma equipa tenha lesões para uma simulação, é obrigatório o envio de nova DC pelo GM.
Caso uma equipa, por motivo de lesões, tenha menos de 12 jogadores disponíveis para uma simulação, poderá contratar free agents, temporariamente, de forma a perfazer o tal mínimo de 12 jogadores saudáveis para a DC. A contratação temporária de FA deve obedecer às seguintes regras: equipas com salary cap disponível podem contratar qualquer jogador desde que não ultrapassem o salary cap; equipas sem salary cap disponível só podem contratar jogadores de valor de contrato mínimo. Para contratar temporariamente um FA para este efeito, o GM deve dar essa indicação nos comentários da página do injury report.
Cut - é possível
dispensar um ou mais jogadores com contrato para abrir vaga no roster ou para
facilitar a realização de uma troca, mas os salários dos jogadores dispensados
continuarão a contribuir para o total de salários da equipa, até ao final dos
respetivos contratos ou até que alguma equipa com cap disponível os absorvam
numa troca.
Free Agents - após o final do FAP, apenas as equipas abaixo do salary cap poderão contratar Free Agents que estejam disponíveis no mercado (pelo "veteran mininum") e desde que não ultrapassem o salary cap definido para essa época. As exceções são: a contratação temporária para suprir lesões, conforme explicado anteriormente; e a contratação para repor o mínimo de 13 jogadores no roster no momento de uma troca, conforme detalhado mais à frente.
Durante a época
regular, o mercado de trocas estará aberto até após o dia 100. Após a conclusão
da simulação dos dias 96-100, a comissão informará a data do trade deadline.
Regras de
trocas:
Salary cap 2024/25 (época 3) – 150.000.000
Luxury Tax
threshold 2024/25 (época 3) – 160.000.000
Salary cap 2025/26 (época 4) – 155.000.000
Luxury Tax threshold 2025/26 (época 4) – 165.000.000
O princípio
base de cada troca é a “regra dos 85%”:
·
Identifica-se qual a equipa que está a enviar um
montante total de salários mais elevado na troca;
·
Multiplica-se esse valor por 85%: esse será o
valor mínimo de salários a enviar pela outra equipa;
·
Exceção: se a equipa tiver salary cap
disponível, pode receber salários até ao limite do salary cap.
Durante a
época, após uma troca, nenhum jogador envolvido nessa troca poderá ser
novamente trocado nos 30 dias de simulação seguintes. Porém, existem 2
exceções: no mercado pré-draft, que está isento desta regra; e no pequeno período entre o dia 100 e a trade deadline, onde poderão ser
trocados todos os jogadores que tenham sido trocados até ao dia 75 (inclusive). Exemplos:
· - se um jogador for trocado na offseason (exceto pré-draft), só
poderá ser novamente trocado após o dia 30 da época regular seguinte;
· - se um jogador for trocado após o dia 50, só
poderá ser novamente trocado após o dia 80;
· - se um jogador for trocado após o dia 70 ou
75, só poderá ser novamente trocado após o dia 100, antes da trade deadline;
· - se um jogador for trocado entre os dias 80 e
100, só poderá ser novamente trocado na offseason seguinte.
Todas as trocas deverão respeitar a obrigatoriedade dos rosters terem entre 13 e 15 jogadores, mas os GM terão liberdade para "jogar" com isso no momento da troca. Exemplos:
- o GM pode executar uma troca que o leve a ficar com menos do que 13 jogadores, desde que, simultaneamente com a troca, contrate FA disponíveis no mercado (pelo "veteran mininum") que o levem de novo até ao mínimo de 13 jogadores no roster;
- o GM pode executar uma troca que o leve a ficar com mais do que 15 jogadores, desde que, simultaneamente com a troca, dispense ("cut") os jogadores necessários a que volte de novo a respeitar o máximo de 15 jogadores no roster. Neste caso, aplica-se o princípio habitual dos jogadores "cortados", ou seja, os seus salários continuarão a contribuir para o total de salários da equipa até ao final do respetivo contrato, ou até que alguma outra equipa o assuma.
Na eventualidade de algum GM optar por esta solução, os FA a contratar e/ou jogadores a dispensar deverão ser logo incluídos no e-mail da troca. Sem isso, a troca não será aprovada pela comissão.
As equipas que
estejam acima do Luxury Tax threshold num dado momento, apenas poderão realizar
trocas em que reduzam o seu total salarial. Como tal, duas equipas acima do
Luxury Tax threshold não podem realizar trocas entre si.
Só podem ser trocadas draft picks relativas aos 3 drafts seguintes, mas as equipas não podem trocar 2 draft picks de 1ª ronda de anos consecutivos. Nos anos em que não podem trocar a draft pick de 1ª ronda pelo motivo anteriormente explicitado, podem isso sim oferecer uma "pick swap", em que a equipa que a recebe fica com direito à posição mais alta destas 2 equipas, no draft a que a "pick swap" diz respeito.
Exemplo: para receber o jogador A de MIL, POR envia o jogador B e ainda duas 1st round picks de 2025 e 2027 e uma pick swap em 2026. No draft de 2026, MIL ficará com a 1st round pick melhor posicionada de entre as picks de MIL e POR; e POR ficará com a pior.
É possível aplicar
uma proteção top-3 ou top-5 de uma draft pick no momento em que é trocada, ou
seja, salvaguardar a recuperação dessa draft pick, caso a mesma seja top-3 ou
top-5 no draft em causa.
Exemplo: MIL
envia pick top-3 protected para CHI do draft de 2024.
Se na draft lottery de 2024, MIL ficar em 1º, 2º ou 3º, a pick regressa a MIL e,
em compensação, CHI recebe de MIL a draft pick de 1ª ronda de 2025.
Obs:
· - se uma equipa enviar a sua pick de 2024 com
proteção, não poderá trocar a de 2025 até ao draft de 2024;
· - se uma equipa tiver enviado a sua pick de 2024 e ainda tiver na sua posse a pick de 2023, já não a poderá trocar com
proteção.
Para efetuarem
uma troca, um dos GM envolvidos deverá enviar um e-mail para bratuganba.trocas@blogger.com, com o
nome das equipas no assunto do e-mail (ex: “Bucks x Bulls). No corpo do e-mail
deverá constar a identificação dos jogadores / picks trocados, bem como a
justificação para a troca. O envio do e-mail gera automaticamente um post no blog, post esse que deverá ser comentado pelo outro GM envolvido, apresentando a sua justificação para a troca (para comentar posts basta ter uma conta Google). A comissão analisará então a troca
e as justificações apresentadas. Caso a troca seja aprovada, o título do post no blog será editado com essa referência.
Trocas a 3:
Podem ser efetuadas trocas que envolvam 3 equipas, desde que respeitem os seguintes princípios:
- Todas as 3 equipas têm de trocar assets, sejam jogadores ou picks, entre si: A envia para B e C; B envia para A e C; C envia para A e B;
- Cada equipa tem de respeitar a “regra dos 85%” entre o total de salários enviado e o total de salários recebido. É irrelevante se envia mais ou se recebe mais, a não ser que trate de uma equipa acima do luxury tax threshold, que está obrigada a reduzir salários numa troca. Exceção: as equipas com salary cap disponível podem receber salários até ao limite do salary cap.
Exemplo geral:
MIL envia 2 jogadores para CHI e 1 jogador para POR, envia 24.961.676 de salários e recebe 21.884.230 de salários (87,7%).
POR envia 1 jogador para CHI e 2 jogadores para MIL, envia 21.343.310 de salários (86,3%) e recebe 24.731.896 de salários.
Luxury Tax:
Após o trade
deadline, é apurado o montante final de salary cap de cada equipa para essa
época.
Se nesse
apuramento for verificado que uma equipa ultrapassou o Luxury Tax threshold, a
equipa fica desde logo proibida de utilizar a Amnesty na offseason seguinte
(ver abaixo).
Caso a equipa ultrapasse
o Luxury Tax threshold pela 2ª época consecutiva, o respetivo GM será obrigado
a dispensar jogadores assim que termine a época, por ordem decrescente do
respetivo salário para a época seguinte, até que fique abaixo do salary cap
definido para a época seguinte – não poderá contratar novamente este(s)
jogador(es) no FAP seguinte.
Adicionalmente,
as equipas que, em dado momento, estejam acima do Luxury Tax threshold têm
ainda as restrições nas trocas acima mencionadas.
Offseason:
Draft
Há uma draft lottery para as equipas que ficaram fora dos playoffs e as restantes são ordenadas pela classificação da temporada anterior. O draft é realizado via WhatsApp e há duas formas de escolher os jogadores: presencialmente no WhatsApp no dia e hora indicados ou através do envio de uma lista para o e-mail bratuganba@gmail.com com os jogadores pretendidos, por ordem de preferência (se um GM tiver as picks 2, 20 e 45 deverás enviar uma lista com 45 jogadores). A escolha presencial sobrepõe-se, mas o envio da lista é recomendado, para colmatar uma eventual ausência inesperada.
Caso o GM não esteja presente e não tenha enviado lista, a escolha será feita de modo aleatório (random).
A rookie class será disponibilizada aos GMs atempadamente, estando dependente da adição da mesma ao site https://www.2kratings.com/
Será neste momento que os atributos dos restantes jogadores também serão atualizados, com base no mesmo site.
Os jogadores escolhidos na 2ª ronda do draft podem ser dispensados após o draft, sem que o seu salário contribua para o salary cap da equipa, com exceção dos rookies escolhidos de modo aleatório.
Amnesty
Após o draft e até ao Free Agent Period (FAP), cada GM pode dispensar um
dos seus jogadores com contrato, para libertar cap space. Contudo, não poderá
ser amnistiado nenhum jogador que tenha sido contratado nos 2 FAP anteriores. Ou
seja, os jogadores que são contratados via FAP estão obrigados a cumprir pelo
menos 3 épocas completas desse contrato (desde que, logicamente, o contrato
tenha uma duração igual ou superior a 3 anos).
Como foi
referido anteriormente, a Amnesty apenas poderá ser utilizada caso a equipa não
tenha ultrapassado o Luxury Tax threshold no momento do apuramento final do seu
salary cap da época que findou (ou seja, após a trade deadline).
A equipa que amnistiar o contrato de um jogador não pode contratar esse mesmo jogador no FAP subsequente.
Exemplo: após a
conclusão da época 4, um GM só poderá amnistiar um jogador cujo contrato em vigor
não tenha sido assinado nos FAP que se seguiram às épocas 2 e 3.
Observação: para este efeito, considera-se que os contratos vigentes no draft inicial podem ser amnistiados logo no final da época 1 (desde que a equipa não esteja acima do Luxury Tax threshold após a trade deadline).
Team Option
Em simultâneo com a Amnesty, é também nesta altura que cada GM pode exercer ou declinar as Team Options que possua para a época seguinte sobre os contratos dos seus jogadores (são os valores indicados a letra vermelha). Caso a Team Option seja declinada, o jogador torna-se automaticamente Free Agent, sendo elegível para o FAP que se seguirá.
Caso o contrato do jogador tenha duas épocas seguidas a letra vermelha, o exercício da Team Option é válido apenas para a primeira dessas duas épocas e o GM será novamente chamado a exercer ou declinar a TO no final da época seguinte.
Free Agency Period
Este é o momento onde serão feitas as propostas para contratar jogadores que não tenham renovado pelas suas equipas e sejam Free Agents.
O FAP é realizado
por tiers, a definir anualmente em função da pool de Free Agents disponíveis.
Dentro dos prazos definidos para cada tier, os GMs têm de enviar as suas
propostas, para os jogadores que
pretendem, por ordem de preferência, indicando o salário do 1º ano de contrato,
se pretende adicionar aumentos ou diminuições anuais até um limite de 10% (incrementais) e o número
de anos de contrato (num máximo de 5 e em função da idade do jogador).
Apenas equipas
com salary cap disponível podem efetuar propostas, as quais não podem
ultrapassar o teto salarial definido para a época seguinte. Qualquer proposta
que não cumpra esta condição será liminarmente desconsiderada, sem possibilidade
de recurso.
O GM que
oferecer o valor total de contrato mais elevado, dentro das regras salariais definidas,
fica com o jogador.
Nota: a equipa que amnistiar o contrato de um jogador não pode contratar esse mesmo jogador no FAP subsequente.
Após o final do
prazo para o envio de propostas para uma posição, os resultados são divulgados
no WhatsApp e depois postados no blog.
Os jogadores
contratados no FAP não podem ser trocados nos primeiros 30 dias da época regular
seguinte e só podem ser amnistiados depois de cumprirem 3 anos completos de contrato.