A Visão da SIM - dias 56 a 60, por Renato Mendes, GM dos Oklahoma City Thunder
Newsletter por Pedro Pardal, GM dos Houston Rockets
Numa simulação muito esperada, fruto da pausa na competição que se avizinha em virtude do lockout decretado pelos BUGS, os cenários em termos classificativos mantiveram-se mais ou menos os mesmos, sendo que a mudança de maior relevo verificou-se no Oeste com a troca da liderança, com a equipa de Minnesota a passar para a pole position.
E nem a propósito, o duelo entre os Timberwolves e os Warriors era o cabeça de cartaz desta simulação. O já mundialmente conhecido como “Duelo dos Rodrigues”. A verdade é que este encontro defraudou os milhões de espectadores... com uma vitória dos Wolves por números muito expressivos: 141-90. Um jogo perfeito da equipa da casa, com % de acerto acima da média e uns monstruosos (e também atípicos) 39 lances livres convertidos em 41 tentativas. Vitória que demonstra o poderio ofensivo da equipa do GM Mauro Rodrigues e que confirma a superioridade (esperada) num Oeste cada vez mais competitivo.
Numa visão mais geral do resto da simulação, a invencibilidade imperou apenas no Este. Pacers, Sixers e Hornets ganharam todos os jogos que disputaram.
Spida Mitchell (Jogador da Semana) fez jus à sua alcunha e com uma simulação de excelência, jogou e fez jogar, montando uma teia para a qual os adversários não tiveram capacidade de resposta. Os Pacers seguem fortíssimos no Este com um registo muito positivo e com margem para sobreviver à ausência de Jamal Murray por lesão.
Os Sixers continuam à procura de mais consistência nas vitórias e conseguiram-no finalmente com quatro vitórias. O que mais impressionou nesta simulação da equipa do GM João Leitão foi a defesa. Menos de 90 pontos sofridos por jogo (a melhor defesa) e o melhor diferencial de pontuação com +22,50 pontos que os adversários. Números assombrosos que estarão relacionados com a chegada de Turner e a inclusão de Derrick White no 5 inicial a PG.
Já os Hornets do GM Pedro Lança, prosseguem na senda das vitórias. Já são 10 vitórias seguidas, metade delas já com a inclusão de Zion. Embiid tem estado ao nível a que já nos habituou esta época e a chegada do seu novo companheiro em nada alterou. O mais incrível são os números que esta dupla representou nesta simulação: 55 pontos e 22 ressaltos por jogo. Haverá alguma equipa na Liga com capacidade de parar esta dupla interior?
No resto dos destaques positivos desta simulação, podemos apontar o regresso dos Bucks às boas exibições e respetiva subida ao 2o lugar do Este. Os Bulls do Excêntrico GM Mário Pelicano continuam no caminho dos bons resultados e a fazerem de tudo para fugirem aos lugares de disputa do troféu cujo seu GM dá o nome: 3-1 e com mais 2 TD de Josh Giddey.
No Oeste, Lakers e Mavericks continuam a mostrar que são equipas acima da média e estão numa trajectória claramente ascendeu, com Tatum e Durant (pela segunda semana seguida eleito como Jogador da Semana) a liderarem o assalto ao topo do Oeste. Uma palavra também para os Spurs do “nosso” Chico, que mostram sinais de melhoria com a chegada do Trae, e para os Rockets do GM Pedro Pardal que, de repente, se viram numa série de 3 vitórias consecutivas e a única derrota foi como visitante e apenas por... 1 ponto. Sinais animadores para as equipas do Texas.
Na mó de baixo, temos as equipas que não ganharam um único jogo nesta simulação: Pistons, Magic, Warriors e Hawks.
A equipa de Detroit encontra-se numa fase muito negativa da época, com apenas 2 vitórias nos últimos 12 jogos. Nesta simulação foram mais 4 derrotas que deixam a equipa muito perto dos lugares fora do play-in. A chegada de D’Angelo Russell não parece ter acrescentado coisas boas à equipa, mas certamente o experiente GM Rui Louro saberá encontrar a melhor forma de dar a volta à situação.
Em Orlando parece que a troca de GM não trouxe magia à equipa, ao contrário do que aconteceu em Boston. A verdade é que a tarefa do recém-chegado GM Cléber Lima não se afigura nada fácil, mas só o facto da equipa deixar de estar em piloto-automático é um ótimo começo. 5 derrotas como cartão de visita servirão para perceber, pelo menos, como é que a equipa não deverá ser montada daqui para a frente.
Os Hawks só tiveram um jogo, é verdade, mas é apenas consequência do fraco rendimento que apresentaram durante o último mês. Steph Curry sozinho não chega para cozinhar vitórias, é necessária mais contribuição do resto da equipa. Conseguirá o GM Duarte Gomes voltar à fórmula vencedora do início de época?
Por último, os Warriors do GM Ricardo Rodrigues entraram para esta simulação no topo da Conferência Oeste. É verdade que continuam a não estar muito longe do topo e os números desta simulação estão muito empolados pela derrota copiosa em Minnesota, mas numa simulação onde os adversários eram fortes, a equipa não mostrou capacidade de ombrear com as mesmas, tendo inclusive sofrido duas derrotas caseiras. Fica a sensação que para esta equipa dar o salto, é necessário que o KAT consiga ter mais preponderância ofensiva.
Vem agora a pausa do campeonato, esperada por alguns e por outros nem tanto. Os cenários de equipas candidatas aos playoffs e ao troféu MPT começam a ficar mais visíveis. Será que vamos ter muitos negócios na calha nesta pausa?
Tags:
Notícias
Uma boa sim, mesmo com a lesão no nosso pivô titular. Fizemos 3-1, bom resultado principalmente contra o Suns concorrente direto a vaga no Play-In.
ResponderExcluirx GRIZZLIES (Tiago Antonio)
Um bom primeiro tempo, novamente um péssimo terceiro-quarto. Faltando 2min para o fim do jogo 84:84 ... Herb recebe uma falta e converte apenas 1 lance livre. Faltanado 1min, Maxey recebe falta também e converte apenas 1 lance livre. O MEM tenta de 3pts, a bola não cai, rebote ofensivo; outro tiro de 3 e nada! Falta para o Pelicans novamente só 1 bola cai (que péssimo aproveitamento de FT); mas acaba o jogo e vitória para NewOrleans 87:84
x SUNS (Marco Aurélio)
Um ótimo jogo; primeiro tempo acaba empatado. Faltnado 1minuto ganhavamos o jogo por 1 ponto; na última bola do jogo os cestinhas Ant e Vassell se enfrentam, falta em Ant e fim de jogo.
Jogo decidido nos detalhes; 109:106 Ant e Vassell cestinhas com 27 pontos cada. Nem mesmo Anunoby+Herb foi capaz que segurar Vassell que estava inspirado.
x PISTONS (Rui Louro)
A forte defesa dos Pelicans fez a vitória mais larga da sim. Um bom primeiro-quarto e sabendo jogar conseguimos manter a vantagem até o fim.
Novamente o trio Maxey, Ant e JJJ fizeram mais de 20 pontos cada e vitória por 104:93
x CELTICS (Benedito)
Com PaulGeorge de SG a vida de Ant não tava nada fácil, já JJJ jogou mais livre e foi o cestinha com 25pontos. Um primeiro tempo bom e equilibrado não se repetiu na segunda etapa. Afalta de Plumlee neste jogo foi crucial para a derrota. Kessler jogou fácil e garantiu a vitória para Boston 101:120
Meu Bulls se encontrou de vez!! A contratação do Payton ajeitou a equipe taticamente. Ainda tenho testes a fazer e o momento é agora. Mas, o que importa que temos uma boa base para a próxima temporada. A ver se consigo sacar um ótimo jogador no Draft e algum bom no FAP para arredondar a equipe de vez.
ResponderExcluirChorei com esse resultado do Magic, mas vocês vão se depois que o CJ voltar
ResponderExcluirEsta foi provavelmente a melhor semana da nossa época! Não só pelo 2-1 - ainda fizemos a nossa melhor sequência de vitórias da temporada com 3V - mas muito pelo rendimento que muitos apresentaram. O destaque vai obviamente para Herro, que tem lugar garantido na equipa na próxima temporada e cada vez mais confirma que foi das nossas melhores aquisições. Só esperamos que Sengun ganhe maior regularidade a nível ofensivo.
ResponderExcluirNo resto da Liga, o Oeste está neste momento a tornar-se naquilo que o Este foi durante muito tempo: uma selva! Vamos aproveitar a pausa para analisar melhor a equipa e ver o que mais podemos ainda testar na 2ª metade da temporada.
Mais uma simulação negativa, 1-2. Derrota normal em Minnesota, derrota em Sacramento onde esperava pelo menos equilibrar o jogo e uma vitória caseira mas altamente suada diante de uns Rockets, que estão nos últimos lugares. Não há como negar, estamos em mau momento.
ResponderExcluirDe resto, os Hornets e os Timberwolves continuam a sua cavalgada rumo à final.
E gostava de salientar os bons resultados dos Pacers e dos Bulls.
Faltou o agradecimento ao Renato pela sua estreia como repórter da Visão da SIM, por sinal um artigo de leitura fácil e muito interessante. Podes repetir a dose, anytime! E como sempre, mais um trabalho de excelência do Pedro Pardal na newsletter.
ExcluirMais uma SIM de merda e as lesões não ajudaram. Vamos procurar soluções no mercado
ResponderExcluir1-2. Podiamos ter feito 2-1 mas na verdade foram 3 jogos disputados. Contudo a derrota caseira contra os Bulls é injustificável. Parecia que a equipa estava em crescendo novamente e esta sim veio desanimar um pouco. Vamos ponderar algumas mexidas.
ResponderExcluirNa Liga destaque para a subida dos Pacers, a forma dos Hornets e dos Wolves, que sem surpresa são as equipas a liderar as conferências.
Pena esta paragem mas vamos ver se não faz bem à equipa, podem vir algumas mudanças...ou não.
Na última simulação sem Doncic, conseguimos mais um score positivo, neste caso 2-1.
ResponderExcluirPerdemos o jogo no qual depositava mais esperanças de ganhar (contra os Bulls em casa) e ganhamos de forma convincente a 2 adversários da nossa Conferência, um deles direto (Jazz, fora de portas) e outro a mostrar melhorias (Spurs, em casa).
No geral, destaco o facto de termos tido 3 jogadores com 20 ppg de média (Rozier, Middleton e Valanciunas), o que nos permite encarar o futuro de forma mais risonha e não tão dependente do Doncic. Aliás, as últimas duas semanas mostraram-nos exatamente isso!
Em relação ao resto da Liga, já escrevi que chegue na minha visão da SIM!
Venha daí o LOCK-OUT!
Começo por dar as boas vindas ao repórter Mendes, grande trabalho de análise, bem coadjuvado pelos conteúdos taylor made do "alfaiate" Pardal :)
ResponderExcluirMelhor sim até à data para os lados de Philadelphia. O GM este ausente, e a equipa apareceu soltinha e pomposa!
LeBron começou devagar contra Pistons e Bulls, e regressou aos bons números novamente contra Pistons e Warriors. Boa distribuição de pontos pela equipa, que mostra que todos são válidos e soluções ofensivas.
Na defesa foi onde começámos a ganhar o jogo, só 1 jogo pouco acima de 100, um abaixo dos 80 e outro dos 90. Turner e White parecem estar a fazer estragos nos ataques adversários.
Estamos a começar a acertar as rotações, pena é que a lesão do Turner na próxima SIM venha estragar este entrosamento.
Finalmente chegámos aos lugares de PO, agora queremos mais!
No resto da liga, os favoritos começam a ganhar destaque a Este e Oeste, algumas equipas a atravessar fases menos boas, e já começamos a assistir a trocas, e outras concerteza virão.
Excelente trabalho por parte do Renato. Bom ver caras novas a fazer o comentário à sim!
ResponderExcluirAgradecer o destaque no comentário, e de facto é mais que justo, pois a chegada do Trae e algum ajuste feito na DC estão a permitir que consigamos catapultar nestes ultimos jogos que foram muito difíceis para vitórias em terrenos muito complicados!
Estou a dar ao máximo para dar um push final para o play-in a ver se a minha equipa tem pedalada para tal.
GO SPURS GO!