Entrevista - GM Pedro Pardal (HOU)

 



Boa noite a todos os adeptos da liga BraTuga!! Hoje temos a imensa felicidade de receber em nossos estúdios o GM dos Rockets, Pedro Pardal, ou simplesmente Pedro, o Sábio! Um dos melhores GMs de todos os tempos, senão o melhor! O homem que tira leite de pedra, como nenhum outro sabe fazer. Pedro é aquele que consegue tirar o máximo de seus jogadores, consegue fazer uma franquia chegar longe, mesmo sem ter uma equipe estrelada. Vamos aproveitar essa noite de aprendizado com o mais sábio dos sábios.

BT NEWS – Boa noite, Pedro! Aproveitando sua vasta e incrível experiência nos Simuladores de NBA, conte pra gente uma pouco da sua longa trajetória. Diga como você iniciou nesse fantástico mundo, em quais Simuladores você jogou, quais simuladores você dirigiu...

PEDRO PARDAL – Já ando nesta vida de simuladores há tanto tempo que até se torna difícil de precisar o momento em que comecei. Eu diria que foi por volta da primeira metade dos anos 2000, mais ano, menos ano. Entrei por via do VirtualNBA, criação do grande Bruno Maciel. Entrei para o lugar de alguém que foi demitido e salvo erro foi para treinar os Phoenix Suns. Após um certo tempo, o Bruno teve que abdicar e surgiu a oportunidade de assumir a organização total do simulador e aí começou uma experiência que durou, mais ou menos, até 2010 ou 2011, não sei bem. O facto de na altura estar a tirar a minha segunda licenciatura contribuiu para não ter a mesma disponibilidade que desejava para manter algo a 100% e então o melhor foi mesmo dar por encerrado. Em paralelo já participava no ChampNBA, este criado de raiz pelo meu irmão, também muito cedo, onde me mantive até ao seu fecho. Ainda cheguei a integrar outro simulador, cujo nome já não me recordo, que foi uma tentativa do Bruno Maciel regressar a estas lides, com um simulador super completo na altura, mas sei que não estive muito tempo por ser outra fase em que o mesmo não abundava. Entre o VirtualNBA e o ChampNBA, consegui um palmarés até digno de respeito, pois fui campeão em ambos - Suns no VirtualNBA e 76ers no ChampNBA -, juntando mais algumas presenças em Finais e Finais de Conferência, e tanto num lado, como no outro, consegui ser sempre competitivo. 


BT NEWS – Fantástica trajetória, Pedro! Realmente o homem tem muita história para contar, uma história de muito sucesso. Vamos falar sobre o BraTuga, como você recebeu a notícia de um novo Simulador, num momento em que talvez já não se esperava haver mais algum? Como você está vendo o simulador em termos técnicos, termos sociais, etc... Você vê alguma melhoria que possa ser adaptada ao Simulador?

PEDRO PARDAL - Recebi a notícia da criação do BraTuga através do meu irmão e foi com entusiasmo que me juntei à liga. Quando se faz parte de algo deste género durante tantos anos, é sempre um desafio ao qual não conseguimos dizer que não. E aceitei logo porque de facto era algo que julgava não mais acontecer, dado o trabalho que também envolve ser “comissário/organizador” de uma liga assim e sabemos como hoje em dia o pessoal é cada vez mais averso a coisas que dão “trabalho”. Para já, tendo em conta que ao contrário dos outros em que participei que já tinham simuladores criados, este tendo sido criado de raiz pelos próprios comissários, acho que começou muito bem. Agora, como tudo o que é novo e, podemos dizer, inovador, nunca está completo à primeira e existe espaço para melhorar muito mais. Em termos técnicos, e já deixei as minhas sugestões no blog, acho que se deveria dotar os GM’s de mais opções técnicas e táticas. Falo apenas por mim, mas sinto que a minha influência no que a equipa pode ou não render é demasiado limitada e isso por vezes torna a experiência limitada. Não sei se é possível melhorar isto, mas acho que se há altura para sugerir melhorias é agora, enquanto estamos todos a aprender. Depois quem mete a mão na massa é que tem de dizer até onde pode ir e concretizar o que é mesmo possível de concretizar. Em termos sociais, não sou o primeiro a dizê-lo, acho mesmo que este é dos melhores grupos com o qual já tive o privilégio de conviver e jogar. Também são alturas muito diferentes. Hoje em dia a grande maioria do pessoal já tem uma maturidade muito diferente dos primórdios do VirtualNBA ou do ChampNBA, em que éramos na maioria adolescentes. Como em todos os grupos há um pouco de tudo, mas diria que aqui a camaradagem impera e todos sabem estar e conviver.


BT NEWS – Muito bem, realmente a criação de um novo Simulador não é algo que se pensava que poderia acontecer. Sem dúvida o Bruno Santiago veio para salvar toda nossa comunidade, que já se encontrava aposentada, por assim dizer. Mas agora é hora de falarmos sobre os Rockets, os adeptos estão loucos para conhecer seu projeto para a Franquia.

PEDRO PARDAL - O desafio foi grande desde o começo. Não tivemos muita sorte no sorteio das posições do Draft e as apostas em alguns jogadores não corresponderam ao que achei que podia ser a sua realidade. Confiei muito que as nossas posições mais altas em que escolhemos Randle, Barrett e Ayton fosse mais que suficiente para ter uma equipa competitiva, o que não se confirmou. Tivemos que agir rápido e optar por adotar um plano diferente. Tankar é uma opção que não me agrada e tanto assim é que apesar de tudo continuamos a jogar com os melhores jogadores que temos no plantel. Claro que vamos perder muito mais do que ganhar, mas não é isso que me vai fazer jogar com as terceiras linhas. Atacar os Playoffs este ano é irrealista. O objetivo passa por tentar juntar algumas peças que façam parte do nosso núcleo para a próxima época. Estou a depositar imensas esperanças de conseguirmos uma das três posições mais altas do próximo Draft e conseguir assim um dos maiores talentos disponíveis. O FAP será demasiado fraco para poder influenciar seja o que for. Na nossa mente estamos apostados em conseguir apenas algumas peças que possam servir até para outras trocas e pouco mais, tanto assim é que Tobias Harris era à partida para dispensar e não o vai ser. Neste momento acho que estamos no caminho certo, até porque entretanto posso dizer que já assegurámos um reforço que vai ser muito útil para começar a época mais equilibrados e mais fortes, para podermos já discutir a entrada nas posições de apuramento para os Playoffs. Estou confiante que, apesar das “dores de crescimento”, vou conseguir colocar os Rockets entre as equipas que têm ambições a ir longe na liga.


BT NEWS – Com certeza os adeptos agora estão mais aliviados. Esse início de temporada tem sido deveras dolorido. Ninguém esperava ver Pedro, o Sábio, nas últimas colocações, mas sabendo que há um projeto, que há uma luz no fim do túnel, certamente Houston dormirá mais sossegada essa noite. Vamos falar agora sobre suas perspetivas para a atual temporada, quem são os favoritos? Alguém pode surpreender? Será que existe hipótese da grande final não ser entre Wolves e Hornets?

PEDRO PARDAL - Eu acho que muita coisa ainda vai acontecer. Naturalmente que temos à vista duas equipas que estão uns pontos acima da concorrência: Hornets e Wolves. Estes são os principais favoritos, mas não descarto desta equação os Lakers, os Bucks. Logo a seguir vejo os Mavs e os Warriors a poderem também entrar nesta discussão. E no Este há duas equipas que acho que ainda podem dar muito mais: 76ers e Knicks. Mas como digo, estamos a entrar numa fase em que também há mais equipas a olhar para o futuro e aqui pode ser a oportunidade para equipas que estão a uma estrela de entrarem nesta contenda. Há muito ainda por decidir, sem dúvida!


BT NEWS – Muito bem! Temos de respeitar a visão deste fantástico GM, o homem sabe como poucos ler o que está acontecendo e decifrar o que pode acontecer! Uma pena, mas é hora de encerrarmos essa fantástica noite. Agradeço o valoroso momento que tivemos ao lado deste absoluto conhecedor desse incrível mundo dos Simuladores de NBA. Obrigado, Pedro! Fique à vontade para suas considerações finais.

PEDRO PARDAL - Termino deixando uma palavra de apreço pelo trabalho de todos os que têm contribuído para a criação deste simulador e liga, que claramente só pode crescer, pois o núcleo de participantes, pelo menos a grande maioria, é de grande qualidade. Da minha parte, dentro do que for possível, irei contribuindo com conteúdos para alimentar a discussão e ajudar até na análise que muitos fazem à liga no geral. Um obrigado a todos e que a competição seja cada vez mais disputada!


6 Comentários

  1. Excelente entrevista de um dos melhores GM destas lides. A análise à liga está on point e esperemos que continuemos com o bom ambiente que temos e mudanças que tragam mais competitividade e skill à liga

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz das palavras sobre o Bratuga. A liga tem um Grande GM que tem visões muito boas e rapidamente ja consegue ajustar sua equipe vide os resultados que estavam acontecendo na epoca
    No mais agradeço pela Entrevista

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista, a todos os níveis. Desde logo, é sempre muito interessante conhecer o background dos GMs nestas lides dos simuladores. É também enriquecedora a forma descomplexada e detalhada como o Pedro Pardal explica o que pretende para o rumo do franchise. Mais uma excelente leitura proporcionada pelo nosso repórter Pelicano!

    Nunca é demais agradecer novamente os contributos cada vez mais profissionais que o Pedro tem dado ao BraTuga!

    ResponderExcluir
  4. Pedro, o Sábio! Eu joguei no Virtual NBA do Pedro, e também no ILTG, que foi o outro simulador do Bruno Maciel que o Pedro falou na entrevista. Bruno Maciel um dos precursores dos simuladores juntamente com o Rui Leite do TBM.

    ResponderExcluir
  5. Só agora tive tempo de ler a entrevista, peço desculpa pelo atraso.

    Excelente entrevista de um dos melhores e mais experientes GM da nossa praça!

    ResponderExcluir
  6. Pedindo já desculpas pelo no comentário, uma excelente entrevista de um dos mais respeitados e conhecedores GMs da nossa liga BraTuga. Excelente!
    E também um dos principais contribuidores de conteúdos que enriquecem esta liga, o meu bem agradecimento por isso.
    Muito interessante ler o percurso feito até agora, a visão que o Pardal Sr. tem deste simulador recente, e fico contente pelos Sixers terem tido uma pequena referência na sua entrevista.
    Procurarei honrar a sua equipa de coração com a melhor classificação possível e fazer mais para lutar por posições mais meritórias!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem