Boa tarde a todos! Estamos
recebendo a visita do grande campeão da primeira temporada do
BraTuga, Pedro Lança – GM dos Charlotte Hornets. Um dos melhores GMs de todos os tempos!
Vamos aproveitar o momento, para conhecer melhor o General Manager que sempre
produz grandes trabalhos em todas as ligas que participa. Como poucos, Pedro
Lança sabe construir suas equipes, e praticamente como ninguém, sabe como
atacar o mercado para melhorar seus elencos. Habilidoso, audacioso, meticuloso,
esse é Pedro Lança. Vamos à entrevista.
BTG NEWS – Boa tarde, Pedro! De início, gostaríamos de saber como e quando você se iniciou no mundo dos simuladores de NBA? Certamente foi há muito tempo atrás, visto que você é um dos mais experientes GMs da Liga.
PEDRO LANÇA - O primeiro manager onde participei foi o NBAmanager, organizado pelo Nuno Duarte, deve ter sido à volta de 2001, foi aí que conheci o Renato, Sebastião entre outros.
BTG NEWS – Realmente foi há muito tempo atrás, são mais de 20 anos de experiência, muitas ligas disputadas. Bem, Pedro, fale-nos um pouco sobre sua carreira, as grandes equipes que você montou, os títulos que ganhou, grandes jogadores que treinou...
PEDRO LANÇA - Fui campeão duas vezes, creio e não me lembro muito bem de todas as equipas, mas lembro-me que consegui o Kobe Bryant numa troca e por causa disso comprei uma camisola dele dos Lakers, branca, mesmo não sendo adepto dos Lakers... De resto, a melhor equipa era a que tinha no ChampNBA, Rozier - Shai - Giannis - Sabonis - Myles Turner, infelizmente nunca cheguei a poder usá-la porque o Champ chegou ao fim. De resto, ter ressuscitado os Hawks no Champ, foi o meu melhor trabalho até agora.
BTG NEWS – Vamos falar agora sobre o BraTuga. Conte-nos como foi a montagem da equipe campeã na primeira temporada. Qual ou quais foram os momentos chave no caminho da conquista.
PEDRO LANÇA - Primeiro que tudo, sorte. Ter calhado em primeiro no leilão dos Centers, foi sem dúvida essencial para tudo o que aconteceu depois. Para além disso, tentar escolher jogadores novos como o Chet Holmgren ou o Darius Garland porque, para além do potencial, são sempre mais fáceis e valiosos de trocar. A ideia foi sempre continuar a fazer trocas até ter grande profundidade na equipa com várias redundâncias, por vezes até tendo jogadores que seriam topo de banco das outras equipas sem terem a necessidade de jogar, isto permitiu ir ao mercado dar muita qualidade espalhada por vários jogadores, recebendo menos jogadores, mas com uma qualidade mais concentrada em um ou dois deles.
BTG NEWS – Pois é, a conquista foi a soma de vários posicionamentos e acontecimentos, inclusive, da sorte, que acompanha os grandes campeões. Falando agora sobre a segunda temporada, como está o planejamento dos Hornets? Parece que teremos trocas em breve... Quais equipes você pensa que disputarão a parte de cima da tabela, e, consequentemente o título? Esta temporada está mais disputada que a primeira, com várias equipes a mostrar um grande progresso.
PEDRO LANÇA - Há várias boas equipas que vejo a lutar pelo título, Lakers, Sixers, Pelicans, Wizards, Knicks e talvez os Spurs. Quanto à nossa equipa, não estou excessivamente preocupado com este início de época, a equipa é muito diferente da do ano passado e demorará até entrosar, mas estaremos na luta pelo título até ao último segundo.
BTG NEWS – Ainda sobre o BraTuga, como você está vendo o início desta segunda temporada, após as várias mudanças que foram realizadas no simulador, tanto em termos táticos e técnicos, quanto nas questões das renovações, etc?
PEDRO LANÇA - Acho que melhorou em muito, também vejo coisas que me parece terem retrocedido, como jogadores perderem demasiada performance por mudarem de posição. Nas renovações não sou grande fã de "irmos às cegas", mas percebo o ponto. No geral as mudanças foram muito bem-vindas.
BTG NEWS – Aproveitando seu conhecimento e sua experiência, vamos imaginar que uma seleção do BraTuga vá disputar as Olimpíadas. Você sendo o técnico desta seleção, quais seriam os doze jogadores convocados?
PEDRO LANÇA - Bem, vou tentar escolher 12, um bocado com base nas posições, o que faz com que alguns craques fiquem de fora. Shai, Curry, Doncic, Ant, Mitchell, Booker, Tatum, Giannis, Durant, Anthony Davis, Jokic, Embiid. Seriam esses os meus convocados.
BTG NEWS – Certamente uma seleção imbatível! Assim terminamos a entrevista com o magistral Pedro Lança, onde pudemos conhecer um pouco mais do Homem por trás do Mito. Agradecemos a ilustre presença do campeão. Fiquem ligados, a qualquer momento voltaremos com novidades e análises desta segunda temporada do BraTuga!
O Lança é, definitivamente, um dos GM mais competentes da liga. E não digo isto por ter sido campeão da S1 do BraTuga, pois já tinha essa opinião desde a última versão do Champ, quando me juntei a esta comunidade. Para além do seu conhecimento tático, que é sempre relevante neste tipo de jogos, o Lança impressiona pela "magia" que consegue operar no mercado. Se fosse uma ou duas vezes podia ser obra do acaso. Mas é tão consistentemente bem-sucedido que só pode ser pela sua visão, persistência e arte de negociar. É certamente uma enorme mais-valia para o simulador e espero que continue sempre connosco enquanto o BTG durar.
ResponderExcluirQuanto à entrevista, é um Lança igual a si próprio, "curto e grosso" hehehe
Obrigado também ao Pelicano pela realização da entrevista!
Caraca, Que entrevista fantástica, não é a toa que foi o Campeão da época passada, muita experiência e inteligência.
ResponderExcluirLembro me de tê-lo enfrentado nos Plays offs da época anterior, e o quanto foi difícil ganhar pelo menos um jogo kkkk, é sem dúvida um dos melhores do Bratuga e um dos mais desafiadores de se enfrentar.
Excelente entrevista daquele que é dos melhores (senão o melhor) GM da história dos simuladores. Sempre assertivo e perspicaz e com uma capacidade para negociar única. Jogo simuladores com ele há 10 anos e raramente o vi falhar. O seu compromisso para com os simuladores é inigualável e por isso será sempre dos principais candidatos (senão o principal candidato) a qualquer anel. Acreditem no que digo: este homem é candidato a um título, nem que pegue no Galitos 😁
ResponderExcluirLer as opiniões/comentários do Lança é sempre uma aprendizagem. O homem é um mestre e, como já foi aqui dito, raramente falha. É o compromisso em levar o jogo "a sério" que faz a diferença. Ele faz isso como poucos o fazem e os resultados aparecem. Obrigado pelo tempo investido neste conteúdo, ao entrevistador, ao entrevistado e ao editor. Keep going!
ResponderExcluirExcelente entrevista por ambas as partes! Agradeço o shout de possível candidato ao título, mas acho que ainda estou um degrau abaixo do que considero serem os claros candidatos que foram mencionados.
ResponderExcluirÉ sempre bom ler e aprender com as opiniões e a transmissão de conhecimento de malta que percebe disto há imensos anos como é o caso do Lança
Grande entrevista com grande GM ... parabens a ambos.
ResponderExcluirE muito obrigado pelas considerações de time que luta pelo título, mas acho que o máximo essa temporada seriam as semi da conferencia
Não há palavras que descrevam a importância do Pedro para os simuladores e a alta qualidade que vem com ele, a todos os níveis.
ResponderExcluirJá é um "velho" nestas andanças, mas a energia, dedicação e compromisso é o mesmo que ele tinha há mais de 20 anos atrás.
Mais que um GM, é um amigo de longa data e só posso ficar contente por continuar a privar com ele nestas andanças, mesmo ele sendo um chato quando quer negociar!
Parabéns pela entrevista e um abraço!
Obi Wan Lança, o verdadeiro mestre como já aqui foi dito!
ResponderExcluirPara mim, que me juntei as estas andanças à pouco tempo, é um privilégio aprender com os melhores, e claramente o Lança é um deles.
A forma como monta os planteis, a astúcia e ousadia nas trocas, como tenta convencer a outra parte sempre de uma forma correta e perspicaz faz com que seja dos melhores a negociar.
É um exemplo a seguir, e a entrevista é bastante profunda, sem rodeios em explicar a sua visão, um tratado para que GMs novos e antigos possam aprender.
Excelente entrevista, perguntas e respostas pertinentes, como disse é aprender para tentar atingir um pouco do sucesso que tem tido.
E obrigado pelo destaque que foi dado aos Sixers, é bom ser reconhecido pelo mestre, e coloca-nos pressão para fazer mais e melhor e conseguir ombrear com os Hornets nesta temporada.
Obrigado pelos insights!
ResponderExcluir