A mudança mais simples votada por todos foi a inclusão de mais 2 "Player Type" no jogo e aqui vão as explicações detalhadas.
Para relembrar a todos, o simulador utilizado no BraTuga é dividido em passos ("steps"): IN = 1 a 13 passos, MID = 14 a 22 passos, OUT = maior ou igual que 23 passos.
Novos Player Type:
MID + INSIDER
Anteriormente, o jogador que jogava com player type MID-RANGE lançava também algumas bolas IN, bem como poucas OUT. Com este novo player type MID + INSIDER, agora lança desde a zona de 1 passo até à zona de 22 passos, ou seja, ele pode aproveitar os seus atributos "Mid-range" e "Close Shot", sendo que a preferência de arremesso definida é RANDOM.
Nos testes um jogador com 80 Close Shot / 80 Mid-range teve um aproveitamento melhor em 5% com o novo player type MID + INSIDER face ao player type MID-RANGE.
MID + OUTSIDER
O novo player type MID + OUTSIDER herda algumas características do OUT, pois anteriormente o jogador já arremessava algumas bolas MID. No MID + OUTSIDER, o jogador vai arremessar, aproximadamente, 60% MID e 40% RANDOM (entre MID e OUT), pode acontecer que em determinado jogo o jogador lance mais MID ou mais OUT.
OUT - alteração
Com a introdução de mais dois Player Type, o OUTSIDER tenderá a ser ainda mais OUT, com cerca de 62% de seus arremessos partindo do Perímetro. A escolha de Arremesso é entre os 21 passos e os 38 passos (máximo), portanto há 3/18 chances do jogador arremessar de MID, o clássico pisou na linha ou fez o Step In.
Contudo, se o jogador receber um passe muito próximo da cesta - 3 passos ou menos - ele poderá arremessar.
Novas Rotações:
As novas rotações surgem devido a uma necessidade vista por Miró, Pelicano e outros GM que usaram os relatos dos jogos para analisar as substituições.
Anteriormente, os 5 suplentes entravam e saíam em simultâneo (exceto em caso de faltas e lesões - que estão desativadas nos amigáveis), ou seja, o confronto era sempre Titulares vs Titulares e Suplentes vs Suplentes.
Para além de ser acionado nos momentos decisivos e no final do shot clock, o MrClutch agora também ganhará a função de KEY PLAYER, jogando mais minutos do que os restantes titulares que não forem MrClutch: um jogador MrClutch terá cerca de 38 minutos, enquanto um "não MrClutch" terá cerca de 29 minutos.
Novidade: o GM pode selecionar 0, 1, 2 ou 3 jogadores MrClutch na sua DC, obrigatoriamente de entre os seus 5 titulares.